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Atualizado em: 03/07/2025 às 01h42
Assistência Social
Joelisia Moreira Feitosa Filha
Funcionamento: Horário de Atendimento: 08h às 17h
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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social tem por finalidade planejar, organizar, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais de responsabilidade do Município no desenvolvimento social da população e na proteção da criança, adolescente, idoso e famílias em situação de vulnerabilidade social.
 
Competências:

  • Formulação da política de assistência social e cumprimento das normas relativas à Política Nacional da Assistência Social;
  • Coordenação e Gestão do Fundo Municipal de Assistência Social;
  • Aplicação, mediante atuação conjunta com os conselhos municipais, dos recursos municipais, estaduais e federais destinados as ações de Assistência Social realizadas pelo Município;
  • Atendimento as demandas sociais locais através da realização de programas próprios destinados aos diversos segmentos legalmente instituídos pela Política Nacional da Assistência Social;
  • Garantir atuação sempre pautada nos conceitos de promoção da cidadania e na valorização do ser humano;
  •  Gerenciar os conselhos sociais do município.
 
Repartições:
  • Secretaria Municipal de Assistência Social | Endereço: Rua João Saliba, nº 115, Centro, Juatuba/MG | Telefone: 3535-5480
  • Centro de Convivência Bem Me Quer | Endereço: Rua Manoel Braz Obeleiro, nº 135, Cidade Nova II, Juatuba/MG | Telefone: 3535-9412
  • SINE | Endereço: Rua Antônio Dias, nº 130, Centro, Juatuba/MG | Telefone: 3535-9402
  • CRAS Centro e SCFV Melhor Idade | Endereço: Rua Benjamim Moreira, nº 22, Centro, Juatuba/MG | Telefone: 3535-5662
  • CRAS FRANCELINOS | Endereço: Rua José Pena, nº 31, Francelinos, Juatuba/MG | Telefone: 3535-9408
  • CREAS | Endereço: Rua Wenzel Huber, nº 63, Varginha, Juatuba/MG | Telefone: 3535-5359
  • UACOM | Endereço: Rua Mário Teixeira, nº 465, Centro, Juatuba/MG | Telefone: 3535-9416
  • Bolsa Família (Cadastro Único) | Endereço: Praça João Laurindo de Oliveira, 22, Lojas 3 e 4, Centro, Juatuba/MG | Telefone: 3535-8192
  • Salas dos conselhos | Endereço: Rua João Saliba, nº 115, Centro, Juatuba/MG | Telefone: 3535-9462
  • Bem Nascer | Endereço: Rua João Saliba, nº 115, Centro, Juatuba/MG | Telefone: (31) 9 9296-0839
 

Benefícios Eventuais:
            Os benefícios eventuais estão previstos na Lei Municipal n° 1.128/2021, que dispõe que os benefícios eventuais podem ser compreendidos como as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social - SUAS e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situação de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.
            O benefício eventual é esporádico, ocasional e ocorre em determinadas circunstancias, não sendo uma modalidade de beneficio de transferência de renda fixa mensal e será ofertado de acordo com a disponibilidade do município.

 
Benefícios previstos na Lei de Benefícios Eventuais:
  • Cesta Básica;
  • Vale Social;
  • Auxílio Moradia;
  • Natalidade;
  • Auxílio Funeral ou Funeral;
  • Benefícios advindos de outras secretarias;
  • Benefícios eventuais em razão de calamidade pública.
            As concessões dos benefícios eventuais são condicionadas ao preenchimento dos requisitos previstos em lei, conforme atendimento e avaliação realizados pelo técnico de nível superior nos equipamentos de referência.
            Os benefícios eventuais serão concedidos mediante atendimento técnico realizado durante o horário de expediente das repartições públicas municipais, exceto o benefício eventual de funeral, cuja concessão poderá ocorrer fora do horário de expediente normal, mediante plantão realizado pelos técnicos da rede, conforme Decreto Municipal n° 3.061/2024.

 
Benefício Eventual de Funeral
            O Funeral será concedido através do serviço funerário contratado pela Prefeitura Municipal de Juatuba, para benefícios das famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
 
  • É condição para o beneficiário receber o Auxilio Funeral ou Funeral:
I - Residir no Município;
II - O falecido não possuir cobertura funerária;
III - O Solicitante deverá apresentar os seguintes documentos:
a) Carteira de identidade, CNH ou Carteira de Trabalho;
b) CPF;
c) Comprovante de Residência atualizado, dos últimos 3 (três) meses;
d) Certidão de Óbito, documento de identificação do falecido;
e) Possuir Cadastro Único se houver.
 
  • Não é necessário realizar a comprovação de renda familiar nos casos em que o falecido residir sozinho;
  • O Solicitante deverá comparecer a um Equipamento Socioassistencial para preenchimento da ficha socioeconômica (CRAS Centro ou CRAS Francelinos), apresentando a documentação exigida, e assinar um termo de responsabilidade sobre o serviço concedido a família.
 
Plantão para concessão do Funeral:
            O atendimento para concessão do benefício eventual do funeral por meio do plantão será realizado após o encerramento do expediente nas repartições públicas vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, compreendendo o período de 17:00h às 08:00h nos dias úteis, excetuando-se os finais de semana, pontos facultativos, recessos e feriados, nos quais o plantão será de 24 (vinte e quatro) horas.
  • Caso o óbito ocorra no horário normal de expediente, deverá ser solicitado diretamente no órgão de referência (CRAS Centro ou CRAS Francelinos).
  • Caso ocorra fora do horário de expediente, deverá ser solicitado por meio do telefone corporativo.

Telefone do plantão do funeral apenas para óbitos que ocorram entre 17h e 08h em dias úteis (fora do horário de expediente normal) e aos finais de semana, feriados e recessos:
 
(31) 9 8524-1889

Editais
Dispensa de licitação
Dispensa de Licitação n° 131/2024- Aquisição de material elétrico.
Publicação: 16/10/2024 às 16h32
Realização: 21/10/2024 às 16h00
Situação: Ratificada
Dispensa de licitação
Dispensa de Licitação nº 125/2024 -Aquisição de Carrinho de Armazém e Escada
Publicação: 23/09/2024 às 11h55
Realização: 26/09/2024 às 16h00
Situação: Ratificada
Dispensa de licitação
Dispensa de Licitação nº 115/2024 - PAPELARIA
Publicação: 30/08/2024 às 17h00
Realização: 05/09/2024 às 16h00
Situação: Ratificada
Dispensa de licitação
Dispensa de licitação 103/2024 Serviço de instalação e manutenção de ar condicionados e cortinas de ar
Publicação: 16/08/2024 às 10h25
Realização: 21/08/2024 às 16h00
Situação: Ratificada
Dispensa de licitação
Dispensa de licitação 102/2024
Publicação: 09/08/2024 às 10h45
Realização: 19/08/2024 às 16h00
Situação: Ratificada
Dispensa de licitação
Dispensa de licitação N° 95 - Confecção e instalação de placas para identificação
Publicação: 16/07/2024 às 08h00
Realização: 19/07/2024 às 16h00
Situação: Ratificada
Pregão Eletrônico
Pregão Eletrônico 90040/2024 - Adaptações para acessibilidade da sede do CREAS
Publicação: 01/07/2024 às 08h00
Realização: 16/07/2024 às 09h00
Situação: Homologado
Dispensa de licitação
Dispensa de licitação 77/2024 Aquisição de cortinas de ar
Publicação: 24/05/2024 às 10h50
Realização: 29/05/2024 às 16h00
Situação: Ratificada
Dispensa de licitação
Dispensa de Licitação nº 45/2024 - Plotagem de vidraçaria do Cadastro Único
Publicação: 08/04/2024 às 14h00
Realização: 11/04/2024 às 16h00
Situação: Ratificada
Dispensa de licitação
Dispensa de Licitação DL nº121/2023 -Aquisição de peças automotivas Renault Oroch.
Publicação: 29/12/2023 às 11h30
Realização: 04/01/2023 às 16h00
Situação: Ratificada